sábado, 19 de maio de 2012

Agrupamento para a partilha de informação

Observando as atividades de aprendizagem que eram propostas para este ciclo 2, a saber: a) pesquisa orientada para a aprendizagem; b)colaboração ad hoc; c) reflexão; d) feedback de pares; e) agrupamento para a partilha de informação; g) preparação de resultados; verifico que ainda não fizemos o g), porque ainda não concluímos os trabalhos.

Também verifiquei que o feedback de pares, não foi formalmente realizado, ou seja, os alunos não escreveram comentários escritos sobre os trabalhos uns dos outros, embora todos tenham observado o que cada grupo anda a fazer. Penso que eu deveria ter pedido para cada grupo, por exemplo, para postarem algo no facebook da turma, recebendo comentários uns dos outros; ou seja, tal como no team up, só que, com a vantagem do canal do face da  turma ser mais apelativo, mais direto e com possibilidades de incluir imagem, ... aliás, os alunos poderiam gravar as notícias semanais num canal do face, próprio para a turma, em vez de ser no team up ; talvez assim , não se dispersassem tanto com as várias ferramentas. Fiquei a pensar nisto.

Ainda há a partilha e inter-ajuda nas próprias aulas dedicadas ao iTEC (pesquisa, organização da informação, construção do produto final). No decorrer destas aulas, os alunos observam o que cada qual faz. Por vezes levantam-se e vão observar o que os outros fazem e por vezes alguns elementos de uns grupos chamam outros para ajudar em determinados pormenores (por exemplo, no glogster, faz-me isto ou aquilo, ou até corrige-me a notícia em inglês para eu publicar no face). Ou seja, os alunos sabem quem é bom nisto ou naquilo e pedem ajuda ou conselhos (pedem para vir aqui ao grupo). Claro que isto também traz alguma agitação à turma, o que, geralmente não me agrada. Não gosto de olhar para a turma e observar que aquele levanta-se e vai ao grupo tal e depois o outro pede para ir ao grupo tal e ficamos nesta agitação quando há este tipo de trabalho de grupo.

E é talvez este ponto aquele que me leva a refletir sobre o porquê desta situação. Geralmente quando os alunos trabalham em grupo, na parte da matemática, têm uma folha com alguns problemas que têm de resolver e a tarefa consiste em debruçarem-se sobre a sua resolução, pelo que todos sabem o que devem fazer e embora uns tomem a iniciativa de desenharem a estratégia, estão todos (mais ou menos) absorvidos pela tarefa que têm de desempenhar. Quando muito, o trabalho continua noutra aula, sendo que tb há também momentos de discussão de resultados, apresentação, etc.

A diferença, comparando com esta história de aprendizagem,  é a seguinte: o grupo de 4 ou 5 elementos tem em mãos várias tarefas a fazer: neste caso concreto, tinham que elaborar as construções geométricas no geogebra, fazer a pesquisa sobre elementos necessários ao trabalho, gravar no team up, partilhar no face, organizar a informação num produto apresentável, apresentar o trabalho, etc. Isto exigiu que a professora estabelecesse várias fases de consecução do projeto (neste caso era um projeto), em determinadas aulas fizeram isto, noutras aquilo, sendo que, existiram aulas em que tinham que fazer mais do que uma atividade (gravar notícias, partilhar, ...). Exigiu tb que os alunos dividissem ou soubessem gerir as tarefas do grupo. Por exemplo, as gravações semanais do team up, quando as realizavam no final da aula, faziam o seguinte:  alguns dos elementos do grupo escreviam num papel o que era preciso gravar e mandavam outros ler e fazer essa gravação (geriam entre eles, alguns estabeleciam ordem,  já foste tu, agora vais tu ...).

Os aspetos positivos desta organização , prendem-se exatamente com a capacidade de resposta que cada grupo teve que dar para atender às várias atividades propostas. Ainda mais que os grupos não estavam feitos conforme eles queriam (e tinham apenas 2 elementos bons em cada um dos grupos). Pelo que, os melhores alunos não tiveram outro remédio senão convencerem ou "mandarem" os outros resolver esta ou aquela tarefa. De uma forma geral, pareceu-me que quase todos os grupos conseguiram isso, embora eu tenha verificado em determinados momentos de aula e chamado a atenção dos grupos que determinados elementos  não estavam nesse momento a "fazer nada". Sendo que , quando isso acontecia, esses alunos desculpavam-se inventando uma desculpa e tentavam recompor a situação.

Eu verifiquei isto exatamente no início do projeto e nesta última aula. No início do projeto, mais propriamente na aula de escolha dos temas, pedi a cada grupo que pesquisasse uns determinados sites para daí tirarem algumas ideias sobre a escolha deste ou daquele tema proposto. Aquele nº elevado de alunos , todos juntos, a conversarem, sem saberem muito bem se iriam escolher este ou aquele, levou-me a terminar imediatamente a estratégia. Fui eu que decidi o tema, de entre os previstos (escolhi aleatoriamente) e passei a agendar que todos deveriam resolver individualmente ou quando muito a pares os trabalhos que antecediam a fase de organização da informação recolhida. Pelo que, todos fizeram várias construções geométricas (individual), todos fizeram pesquisas (individual ou a pares). Na escolha dos pares, juntavam-se com elementos do seu grupo. A ideia era que todos soubessem ou tivessem conhecimentos sobre aquilo que estavam a fazer, sendo que não poderia permitir que existissem alunos dentro da aula sem fazer nada.

No entanto, existiram tarefas cuja decisão cabia ao grupo e só o grupo poderia resolver: o team up, a partilha, a organização da informação no poster, e ainda a ideia de que estavam a trabalhar para um projeto comum, sendo que cada grupo tinha um determinado tema. Portanto, embora cada qual tivesse que fazer determinadas atividades individuais, sabiam que as estavam a fazer para conseguirem responder à temática do grupo. Para além disso, sabiam quais as etapas que estavam a cumprir e o que faltava fazer. Penso que isto deu resultado.

Nesta última aula, os grupos juntaram-se para organizarem a informação toda  (individual e a pares) para discutirem e decidirem o que iam colocar no poster (que já tinham iniciado, avulso, em aulas anteriores). Para isso distribui uma folha branca a cada grupo e a folha da pesquisa recortada pelas questões e expliquei a cada grupo (agora todos juntos) que deveriam desenhar na folha um esboço do seu poster, escolhendo a informação que deveriam transmitir , pensando no seu tema e considerando o poster como um objeto de aprendizagem. Depois seria organizar tudo no glogster.

Observei que os grupos  não perderam muito tempo a discutir, e resolveram partir para o glogster. No entanto, tb sabiam que tinham de cumprir determinadas tarefas, pelo que tinham de se organizar uma vez que não podiam estar todos amontoados a fazerem o poster, com outras coisas em falta ou por fazer. Portanto, cada grupo chegou à conclusão que tinha q dividir as tarefas: num dos grupos, aqueles que não tinham acabado a pesquisa, foram terminá-la. Em grupos com trabalho mais adiantado, uns ficaram a compor o glogster (um pc aberto no glogster e outro ao lado aberto na pesquisa, sendo que esses alunos iam dizendo põe assim ou assado ou põe isto e depois aquela imagem...). Outros estavam a partilhar no face, escrevendo primeiro em inglês, com ajuda do google tradutor; e outros ou os mesmos (passado algum tempo) escreviam as notícias num papel para as gravarem no team up.

Conclusão, eu que observava e tirava as dúvidas ou ajudava quem me chamava, sabia que aquela agitação (porque não havia outra maneira possível, agora estavam a fazer uma coisa e depois era preciso fazer outra ou ajudar aquele...) portanto eu sabia que estavam a trabalhar para o projeto, mas aquela agitação perturbou-me pq não estou habituada a este tipo de trabalho. No final da aula conversei com o meu colega (que esteve mais na sala ao lado orientando os alunos que para lá se dirigiam para fazerem as gravações no team up) dizendo-lhe como é que eu deveria organizar melhor a turma, pq , a páginas tantas, se eu olhasse bem para a turma, talvez concluísse que , não aguentava nem mais uma aula assim...

No caminho para casa pensei novamente nisto tudo, pq a parte em que todos tinham de trabalhar juntos, com várias tarefas pelo meio, ficava difícil de gerir... deve haver aqui qq coisa (ou muita, não sei) que não estou a saber fazer bem ou então é mesmo assim, não sei... 

Em casa, partilhei as fotos da aula no facebook da turma e observei os comentários que os alunos fizeram no face , e ainda me falta ouvir as gravações no team up. No face do itec coloquei "gosto" nas diferentes participações q fizeram, para os incentivar. Alguns responderam-me agradecendo o "gosto" ou brincando com isso.


Nesta aula, tirei poucas fotos pq não deu tempo (estive muito ocupada a atender os grupos)... mas aqui as fotos q tirei em que apanhei (por acaso)  os alunos nas diferentes atividades do grupo (glogster, face, team up), cuja organização, tal como eu disse,  foi estipulada internamente por eles, sem qq ação da minha parte (conforme referi, apenas orientei quem me chamou, passei por todos os grupos, chamei a atenção os alunos individualmente ou em grupo, etc.)













 

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Ponto de situação

Olá:

Vou fazer também um ponto de situação dos trabalhos decorridos na escola Francisco Sanches, Braga - AEFS:

Como iniciamos um pouco mais tarde do que o previsto, com algumas paragens pelo meio decorrentes de outras atividades de escola, ainda nos encontramos em fase de desenvolvimento das atividades do iTEC.

Resumindo, os alunos produziram as construções previstas com a ajuda do geogebra (resolveram algumas das construções/exercícios nas aulas de matemática, outras em casa e ainda outras nas aulas de ACA), também já pesquisaram a informação pretendida (pesquisa orientada, com perguntas e indicação dos sites de acesso), para a organização da informação, tínhamos escolhido o suporte glogster e, portanto, iniciaram-no (exploraram-no) mas ainda não colocaram a informação.

Portanto, falta isso mesmo, após toda a recolha vamos iniciar a fase do "agrupamento da informação" (como organizar tudo aquilo que se produziu!)

Relativamente às outras atividades previstas, os alunos têm executado as gravações semanais no Team UP, e eu vou "marcando em cima " incentivando-os a que as façam mesmo! Para ajudar, tenho levado um pc para as aulas semanais (mais propriamente um "magalhães", que é mais fácil de transportar) e também levo uns microfones, pelo que, os grupos que se atrasam (pq não tiveram tempo, etc.) fazem a gravação no final da aula de matemática (saem da sala por uns minutos e regressam com a gravação feita).

Em relação à comunicação ad hoc , acho que fiz um bocado de confusão e acabei por retardar o processo: constatei que os alunos não tinham a idade para comunicarem no facebook, depois tentei o twiter, mas eles não queriam, pq não estavam habituados e só gostavam do facebook. Entretanto, inscrevi-me eu no grupo do iTEC do facebook e fui mostrando aos alunos aquilo que os outros alunos faziam até que reparei que estavam mais alunos do básico a comunicar, e como o grupo estava aberto os alunos inscreveram-se e alguns já estabeleceram comunicação.

Deixo-vos umas fotos no site da moodle da escola AEFS, relativo ao ciclo 2 do iTEC.

Cont de bom trabalho para todos!

Pesquisa orientada

O projeto está a andar conforme o previsto. Penso que foi uma boa estratégia a de conseguir que os alunos realizassem as construções no geogebra, consoante as aulas e a matéria em estudo. Inicialmente precisei de orientar as construções com fichas de apoio (do tipo "passo a passo"). Agora já não é necessário. Na última aula, 6ª feira de manhã, fiz uma demonstração no geogebra para que observassem a decomposição do triângulo pelas medianas e a relação das 6 áreas dos triângulos resultantes e , após os exercícios usuais, os alunos foram capazes de executar a mesma construção no pc e de a enviar , como é usual, para o glossário da moodle. Os alunos já colecionaram várias construções realizadas no geogebra sobre vários aspetos contemplados na planificação. É possível que ainda surjam, espontâneamente, mais algumas construções.
Convém referir que tenho levado alguns magalhães para a aula para que todos possam resolver os exercícios individualmente ou quando muito a pares.
Aqui vai uma foto da aula de matemática de 6ª feira, parte da manhã (os alunos observam a construção e posteriormente resolvem-a).



Da parte de tarde , na aula de ACA, estava prevista a pesquisa orientada, que por acaso, iniciou-se de manhã, para quem já tinha terminado os trabalhos de aula.
Para preparar a pesquisa, elaborei um guião, com questões e respetivos sites de apoio às respostas pretendidas. Escolhi sites que já conhecia e que merecem credibilidade (desta forma estou mais confiante com as respostas dos alunos). Para os organizar na sala de aula, resolveram a pesquisa a dois (enviando novamente o resultado para o  glossário moodle), sendo que cada qual juntou-se com um elemento do grupo ou ficou lado a lado. Na pesquisa, alguns dividiram a tarefa, uns pesquisaram uma parte e outros outras)

Os alunos mantiveram-se conetados e interessados com o que estavam a fazer. De uma forma geral, tem corrido bem, pq mesmo os elementos mais desestabilizadores,  têm conseguido fazer aquilo que se pretende e como tal, resolvem e estão como os outros. Maioritariamente, todos compenetrados com a tarefa em si.

A meio da aula fiz uma ligação com o facebook para mostrar algumas das postagens dos alunos portugueses e outras coisas de interesse que eu gostei. Um dos alunos já tinha efetuado o registo no grupo do itec do facebook, pelo que resolveu , conjuntamente com mais dois colegas de grupo, escrever uma pequenina informação. O professor de ACA chamou-me e disse-me que já podia projetar um post dos alunos da turma e eu fiquei admirada pq não contava com aquela rapidez  e arrependi-me de não o ter feito na aula anterior. Na verdade eu ainda não me tinha decidido se os alunos podiam ou não comunicar no facebook, atendendo à idade aceitável.

Mas penso que este tipo de comunicação é muito positiva. Lembro-me de uma das alunas dizer que "mas não são só os portugueses" e outro "tantos alunos", penso que ficaram admirados com o nº de alunos que estavam envolvidos no projeto. 

Relativamente a todas as atividades que os alunos têm feito , eu e o professor de ACA concordamos com o fato destes alunos terem adquirido uma experiência diferente, é uma organização que os organiza.

No final da aula, dois grupos foram para a sala ao lado (sem barulho) para realizarem a gravação no team up. Mas penso que não a concretizaram uma vez que levaram algum tempo a decidirem o q iam dizer e a escrever isso mesmo, pelo que, devem-na realizar agora durante a semana.


As gravações na sala de aula:

 As gravações na dita sala «silenciosa»



Boa semana!



domingo, 6 de maio de 2012

A comunicação com a turma....

Os grupos do itec, no teamUp (desta vez foi mais fácil a colocação da carinha, e todos aderiram, situação que não aconteceu no ciclo1): 


 As indicações das tarefas e organização dos grupos constam num documento próprio acessível aos alunos na página moodle da turm.



O fórum da turma apoia a comunicação com os alunos (o espaço turma é comum a todas as disciplinas da turma , pelo que não funciona só para matemática), este tipo de mensagem é "usual" entre professores e alunos da turma:

Para além disso, resolvi criar um grupo no Facebook, com o intuito de fomentar a participação dos alunos  (ainda estou a experimentar este género de comunicação; para já todos aderiram ao pedido de amizade e eu vou colocando algumas mensagens ...)



:) até breve!
ana paula


Algumas fotos ...

Conseguimos, no meio da azáfama (e com a bateria da máquina a falhar ...) alguns registos!!!

Na aula de ACA do dia 4 de Maio, muitos dos alunos já tinham efetuado (durante a semana) as construções individuais no geogebra, outros (como não as tinham feito) fizeram-nas obrigatoriamente na aula de ACA e enviaram-nas para o glossário do Moodle. Enquanto alguns elementos do grupo terminavam (ou resolviam) as construções, outros ocupavam-se do glogster do grupo, e ainda outros faziam as gravações no team up. Nesta aula, os alunos começaram a funcionar como grupo de trabalho, existindo a noção de que todos teriam de contribuir ("já fizeste as construções? Então vem dar uma ajuda aqui no glogster.... " , " o que é que vamos dizer no team up?" , "é melhor fazermos a gravação aqui porque depois não temos tempo", ...). As gravações no team up faziam-se numa sala ao lado (vazia), para existir silêncio no ato da gravação.






Professores da turma, material necessário ...

Uma vez que já tinha decidido que esta turma iria entrar no ciclo2 do itec, deixamos agendado na última reunião do conselho de turma que as aulas de ACA do 3º período iriam ser dedicadas ao apoio das atividades do projeto.

O professor de ACA, Gastão Veloso, que participou comigo no 1º ciclo do itec, mostrou-se logo interessado em colaborar com a turma neste ciclo. Pelo que, tenho a ajuda deste professor, que já tem experiência do ciclo1 (viu/ajudou os alunos nas gravações do team up, contatou com as atividades do projeto, etc.). Tal como aconteceu no 1º ciclo, conto ir às aulas de ACA (6ª feira à tarde) deste professor e juntos organizamos os alunos, eu por exemplo posso estar a tirar dúvidas nas construções do geogebra e o professor pode estar a auxiliar as gravações no team up ou a tirar fotografias, etc.

Neste 2º ciclo, a professora de físico-química da turma também queria entrar no projeto, tal como fez no 1º ciclo. No entanto, desta vez, as atividades estão muito centradas na matemática e como tal não conseguimos articular com nada dessa disciplina (atendendo à temática em jogo). Ficamos ainda de agendar alguma coisa em comum....

Relativamente ao equipamento/condições tecnológicas ,neste 2º ciclo temos melhores condições:  pedi à direção a possibilidade de dar as aulas de matemática desta turma numa sala TIC, que tem computadores fixos e projetor com QI. Foi-me concedida a autorização, pelo que, temos muito boas condições para projetar e fazer as construções necessárias. Além disso, atualizei os magalhães da escola (que estavam algures "virgens" e arrumados na escola) e consigo-os transportar para a sala de aula proporcionando aos alunos o trabalho individual que pretendia.

Pelo que, as condições são muito boas e acho que estáveis.

A organização do trabalho ...

Vou dar uma panorâmica da organização do trabalho que fiz, até ao momento ...

Na altura, quando estive na reunião de Lisboa e ouvi tudo o que era para fazer, achei que este ciclo  estava mais orientado (o que era bom), mas tinha mais coisas para fazer... Na viajem de comboio para casa, pensei mentalmente na temática : no capítulo seguinte, os alunos iriam dar geometria, seria bom que trabalhassem com o geogebra (já o tinham feito no ano anterior), pelo que a organização não seria difícil e não me daria muito "trabalho", visto estar a fazer algo que ia ao encontro da minha prática ...

Posteriormente resolvi pesquisar alguns sites sobre geometria (para tirar algumas ideias), observei os manuais escolares de apoio ao capítulo, alinhavei e revi as construções que achei que os alunos poderiam fazer e pensei na utilidade prática dos exercícios propostos (uma vez que teriam de apoiar a aprendizagem dos conteúdos que eu estava a lecionar). Também "estudei" a documentação do itec, procurando seguir o que era pedido. Na listagem da tecnologia que foi recomendada, procurei algo que me agradasse (que foi o caso do golgster) e resolvi conceber uma espécie de produto final para poder orientar melhor os alunos (para poder indicar~lhes mais objetivamente aquilo que eles poderiam fazer). Também preparei o sítio da turma no moodle com os links próprios sobre os sites de pesquisa (de construções no geogebra), com a planificação, grupos de trabalho, link do team up, etc.

Anteriormente à aula do dia 20 de Abril (aula de apresentação do projeto aos alunos), já tinha pensado no esquema dos grupos de trabalho (heterogéneo, com a distribuição dos melhores alunos por cada grupo, seguindo-se os alunos com nota intermédia a matemática e por fim os mais fracos). Para rentabilizar o tempo, conversei a estratégia de organização dos grupos num final de aula (na 1ª semana após férias da Páscoa) e  enviei para o fórum da turma a distribuição efetuada e deixei, durante a semana seguinte a possibilidade de alteração. Apenas uma aluna comentou o fórum e nas aulas, alguns perguntaram pq é que não estavam com o amigo X e Y , voltei a explicar e penso que entenderam, não fizeram mais comentários ... Relativamente aos alunos "cabecilhas" dos grupos, penso que perceberam a mensagem de que "no fundo, estariam a liderar o grupo, pelo que deveriam fomentar a concretização das atividades no seio do próprio grupo".

Na primeira aula de apresentação (dia 20 de Abril)  tinha agendado mostrar-lhes tudo o que era pretendido e realmente fiz isso: da parte da manhã, no final da aula de matemática (após os 50 minutos dedicados a um teste de avaliação), mostrei os grupos, fiz a ligação com o teamup e gravamos a maior parte das "carinhas".

Na parte de tarde (aula de ACA) apresentei o projeto e o glogster do produto final que incluia links ativos para  os alunos experimentarem e observarem diversos exemplos de construções no geogebra, respeitantes a vários sub temas, dentro da geometria em estudo.

No entanto, nesta aula percebi a existência de problemas: a gestão do trabalho no seio dos grupos. Pelo fato de estarem 4/5 elementos nos grupos, ficou difícil de gerir aquilo que cada um deveria fazer e o que o conjunto-grupo deveria fazer ou concluir. Por exemplo, eu pedi para observarem os sites previamente escolhidos para que os alunos escolhessem a temática que queriam trabalhar (dentro do tema principal, poderiam escolher a demonstração do Teorema de Pitágoras, a generalização, os pontos notáveis de um triângulo, etc etc) e achava eu que, a observação dos exemplos presentes nos sites iria suscitar o interesse na escolha dos temas. No entanto, os 4/5 elementos tinham interesses e motivações diferentes: os alunos mais fracos não queriam fazer nada ou pouco se importaram com a conexão dos sites, pretendiam mais "fugir" ao esquema e conectar com o facebook, ou jogos, ... os restantes alunos do grupo não sabiam o que deveriam escolher.
O problema residia no fato de ainda não estarem "dentro" da matéria em estudo pelo que não conseguiam escolher isto ou aquilo porque tudo representava uma novidade e não sabiam o que fazer com ela. Portanto, o trabalho tinha que ser orientado de outra forma.

Para além disso, a gestão do espaço de aula parecia difícil com  grupos com muitos alunos:  a planta da sala ( em forma de  U) colocava os alunos do grupo afastados uns dos outros , dificultando o diálogo entre eles. Portanto, deveria existir uma divisão de tarefas dentro do grupo, para que posteriormente pudessem reunir e tomar decisões (mas de tal forma que todos estivessem "dentro" daquilo que tinham que fazer)

Após a deteção destes problemas, resolvemos, nessa aula, deixar para depois a resolução da temática de cada grupo e colocamos os alunos dois a dois no mesmo pc, e fizemos com todos uma construção no geogebra, relembrando os passos e ferramentas necessárias.
 
Após esta 1ª abordagem, redefini a  atuação, resolvi definir dois subtemas a tratar em cada 3 grupos (com ligeiras diferenças nos exercícios propostos): colocando o 1ºsubtema para os 3 primeiros grupos e o 2º subtema para os 3 segundos grupos.

Orientei o trabalho na turma da seguinte forma: agendei as atividades de construção no geogebra (fiz fichas de trabalho) que todos os alunos deveriam individualmente efetuar e enviar para o glossário moodle, sendo que, todas as tarefas individuais contemplariam vários aspetos dos subtemas a tratar em cada grupo. Estas atividades individuais, umas seriam efetuadas nas aulas de matemática, outras em casa. Para além disso contariam para a avaliação. Ao todo, coloquei/orientei 5/6 construções no geogebra. A ideia subjacente seria a de por todos os alunos a saberem executar as construções geométricas. A mesma coisa se iria passar para a pesquisa nos sites de apoio: todos teriam que entregar/enviando para o glossário moodle , as respostas a uma pesquisa orientada, abrangendo as temáticas gerais dos temas.

O trabalho do grupo seria, organizar/melhorar o trabalho individual já efetuado, segundo o subtema estipulado. O grupo deveria ainda reunir toda a informação num glogster, 1 glogster por grupo.

E foi assim, que a partir daqui tudo se passou....









O convite ....

Volvido todo este tempo, cá vai uma retrospetiva do que aconteceu até hoje!!!

Observando a minha mensagem anterior, com grande preocupação na gestão do tempo das atividades letivas, verifico que essa grande preocupação já não se verifica. Hoje, leciono os conteúdos matemáticos previstos e penso conseguir cumprir a planificação anual...

Na altura, quando pensei em integrar as atividades do itec na minha planificação geral, achei por bem iniciá-las no capítulo temático seguinte (Geometria) uma vez que me encontrava a terminar as matérias iniciadas no final do 2º período e como já tinha tudo alinhavado não quis alterar a planificação dessa unidade. Depois os alunos fizeram teste de avaliação e só depois dessa aula é que conversamos "seriamente" sobre o próximo passo, que seria voltarmos a organizar atividades de acordo com o pedido pelo itec. (dia 20 de Abril)

Os alunos já sabiam que iam participar no ciclo 2, eu já lhes tinha perguntado (na altura em que se anunciou que iria acontecer o ciclo 2, antes da reunião de Lisboa).

Como a turma tinha tido alguns problemas de comportamento (faltas sistemáticas às aulas de diversas disciplinas, procedimentos disciplinares diários de grupos e individuais,...) que envolveu , da parte dos professores, um processo longo de "correção" de comportamentos (entrevistas com os pais e alunos, reuniões específicas entre o grupo de professores e pais dos alunos visados, intervenção da mediação escolar, ....), digamos que eu tive algumas dúvidas se os alunos quereriam ou não participar no ciclo2 (por outro lado, o convite representava um voto de confiança na mudança anunciada pelos alunos e comandada pelos pais e professores ...).  Também é preciso dizer que o convite aos alunos efetuou-se na fase em que o grupo-turma já estava a progredir (a nível dos comportamentos/atitudes e aproveitamento). Pelo que, seria de aproveitar a boa onda que se estava a gerar. O itec2 poderia representar um novo incentivo ao seu regresso ao estudo, às atividades escolares, ao interesse, etc. Portanto, o pico dos "problemas" alcançou o mês de Janeiro /Fevereiro, a seguir deu-se a atuação dos professores (juntamente com os pais, direção e outros mecanismos) e de seguida inciou-se o processo de regresso à "normalidade desejável".

Portanto a turma é composta por 27 alunos, dos quais 5 são repetentes. No 2º período 9 alunos tiveram entre 6 a 9 níveis negativos. Por outro lado, a turma é composta por 8/9 alunos muito interessados e bons alunos. Portanto, é de extremos.

Voltando à resposta dos alunos para a adesão ao ciclo2, todos disseram que sim, "pode contar connosco professora!". Portanto, os alunos aceitaram ("se quiserem, podem fazer parte do ciclo2, ... também posso convidar outra turma....que me dizem?"). Também é preciso dizer que, por esta altura, os alunos já tinham recebido o teste intermédio de Matemática e estavam satisfeitos com os resultados e para além disso, uma das alunas tinha tido o melhor resultado da escola e tinha ganho também uma participação num outro concurso de Matemática, externo à escola. Pelo que os alunos acharam que estavam a adquirir, pouco a pouco, o prestígio de outros tempos e que seria bom continuarem a participar em atividades positivas, que os valorizava (a nível das turmas da escola, entre os professores, pais, etc.). A resposta era terminantemente SIM!

Para mim, ainda representava uma forma de rentabilizar esforços, não teria que passar pela fase em que a turma teria de tentar perceber o que era o projeto, team up, ???

Vou mudar de post!