domingo, 6 de maio de 2012

A organização do trabalho ...

Vou dar uma panorâmica da organização do trabalho que fiz, até ao momento ...

Na altura, quando estive na reunião de Lisboa e ouvi tudo o que era para fazer, achei que este ciclo  estava mais orientado (o que era bom), mas tinha mais coisas para fazer... Na viajem de comboio para casa, pensei mentalmente na temática : no capítulo seguinte, os alunos iriam dar geometria, seria bom que trabalhassem com o geogebra (já o tinham feito no ano anterior), pelo que a organização não seria difícil e não me daria muito "trabalho", visto estar a fazer algo que ia ao encontro da minha prática ...

Posteriormente resolvi pesquisar alguns sites sobre geometria (para tirar algumas ideias), observei os manuais escolares de apoio ao capítulo, alinhavei e revi as construções que achei que os alunos poderiam fazer e pensei na utilidade prática dos exercícios propostos (uma vez que teriam de apoiar a aprendizagem dos conteúdos que eu estava a lecionar). Também "estudei" a documentação do itec, procurando seguir o que era pedido. Na listagem da tecnologia que foi recomendada, procurei algo que me agradasse (que foi o caso do golgster) e resolvi conceber uma espécie de produto final para poder orientar melhor os alunos (para poder indicar~lhes mais objetivamente aquilo que eles poderiam fazer). Também preparei o sítio da turma no moodle com os links próprios sobre os sites de pesquisa (de construções no geogebra), com a planificação, grupos de trabalho, link do team up, etc.

Anteriormente à aula do dia 20 de Abril (aula de apresentação do projeto aos alunos), já tinha pensado no esquema dos grupos de trabalho (heterogéneo, com a distribuição dos melhores alunos por cada grupo, seguindo-se os alunos com nota intermédia a matemática e por fim os mais fracos). Para rentabilizar o tempo, conversei a estratégia de organização dos grupos num final de aula (na 1ª semana após férias da Páscoa) e  enviei para o fórum da turma a distribuição efetuada e deixei, durante a semana seguinte a possibilidade de alteração. Apenas uma aluna comentou o fórum e nas aulas, alguns perguntaram pq é que não estavam com o amigo X e Y , voltei a explicar e penso que entenderam, não fizeram mais comentários ... Relativamente aos alunos "cabecilhas" dos grupos, penso que perceberam a mensagem de que "no fundo, estariam a liderar o grupo, pelo que deveriam fomentar a concretização das atividades no seio do próprio grupo".

Na primeira aula de apresentação (dia 20 de Abril)  tinha agendado mostrar-lhes tudo o que era pretendido e realmente fiz isso: da parte da manhã, no final da aula de matemática (após os 50 minutos dedicados a um teste de avaliação), mostrei os grupos, fiz a ligação com o teamup e gravamos a maior parte das "carinhas".

Na parte de tarde (aula de ACA) apresentei o projeto e o glogster do produto final que incluia links ativos para  os alunos experimentarem e observarem diversos exemplos de construções no geogebra, respeitantes a vários sub temas, dentro da geometria em estudo.

No entanto, nesta aula percebi a existência de problemas: a gestão do trabalho no seio dos grupos. Pelo fato de estarem 4/5 elementos nos grupos, ficou difícil de gerir aquilo que cada um deveria fazer e o que o conjunto-grupo deveria fazer ou concluir. Por exemplo, eu pedi para observarem os sites previamente escolhidos para que os alunos escolhessem a temática que queriam trabalhar (dentro do tema principal, poderiam escolher a demonstração do Teorema de Pitágoras, a generalização, os pontos notáveis de um triângulo, etc etc) e achava eu que, a observação dos exemplos presentes nos sites iria suscitar o interesse na escolha dos temas. No entanto, os 4/5 elementos tinham interesses e motivações diferentes: os alunos mais fracos não queriam fazer nada ou pouco se importaram com a conexão dos sites, pretendiam mais "fugir" ao esquema e conectar com o facebook, ou jogos, ... os restantes alunos do grupo não sabiam o que deveriam escolher.
O problema residia no fato de ainda não estarem "dentro" da matéria em estudo pelo que não conseguiam escolher isto ou aquilo porque tudo representava uma novidade e não sabiam o que fazer com ela. Portanto, o trabalho tinha que ser orientado de outra forma.

Para além disso, a gestão do espaço de aula parecia difícil com  grupos com muitos alunos:  a planta da sala ( em forma de  U) colocava os alunos do grupo afastados uns dos outros , dificultando o diálogo entre eles. Portanto, deveria existir uma divisão de tarefas dentro do grupo, para que posteriormente pudessem reunir e tomar decisões (mas de tal forma que todos estivessem "dentro" daquilo que tinham que fazer)

Após a deteção destes problemas, resolvemos, nessa aula, deixar para depois a resolução da temática de cada grupo e colocamos os alunos dois a dois no mesmo pc, e fizemos com todos uma construção no geogebra, relembrando os passos e ferramentas necessárias.
 
Após esta 1ª abordagem, redefini a  atuação, resolvi definir dois subtemas a tratar em cada 3 grupos (com ligeiras diferenças nos exercícios propostos): colocando o 1ºsubtema para os 3 primeiros grupos e o 2º subtema para os 3 segundos grupos.

Orientei o trabalho na turma da seguinte forma: agendei as atividades de construção no geogebra (fiz fichas de trabalho) que todos os alunos deveriam individualmente efetuar e enviar para o glossário moodle, sendo que, todas as tarefas individuais contemplariam vários aspetos dos subtemas a tratar em cada grupo. Estas atividades individuais, umas seriam efetuadas nas aulas de matemática, outras em casa. Para além disso contariam para a avaliação. Ao todo, coloquei/orientei 5/6 construções no geogebra. A ideia subjacente seria a de por todos os alunos a saberem executar as construções geométricas. A mesma coisa se iria passar para a pesquisa nos sites de apoio: todos teriam que entregar/enviando para o glossário moodle , as respostas a uma pesquisa orientada, abrangendo as temáticas gerais dos temas.

O trabalho do grupo seria, organizar/melhorar o trabalho individual já efetuado, segundo o subtema estipulado. O grupo deveria ainda reunir toda a informação num glogster, 1 glogster por grupo.

E foi assim, que a partir daqui tudo se passou....









Sem comentários:

Enviar um comentário