sábado, 19 de maio de 2012

Agrupamento para a partilha de informação

Observando as atividades de aprendizagem que eram propostas para este ciclo 2, a saber: a) pesquisa orientada para a aprendizagem; b)colaboração ad hoc; c) reflexão; d) feedback de pares; e) agrupamento para a partilha de informação; g) preparação de resultados; verifico que ainda não fizemos o g), porque ainda não concluímos os trabalhos.

Também verifiquei que o feedback de pares, não foi formalmente realizado, ou seja, os alunos não escreveram comentários escritos sobre os trabalhos uns dos outros, embora todos tenham observado o que cada grupo anda a fazer. Penso que eu deveria ter pedido para cada grupo, por exemplo, para postarem algo no facebook da turma, recebendo comentários uns dos outros; ou seja, tal como no team up, só que, com a vantagem do canal do face da  turma ser mais apelativo, mais direto e com possibilidades de incluir imagem, ... aliás, os alunos poderiam gravar as notícias semanais num canal do face, próprio para a turma, em vez de ser no team up ; talvez assim , não se dispersassem tanto com as várias ferramentas. Fiquei a pensar nisto.

Ainda há a partilha e inter-ajuda nas próprias aulas dedicadas ao iTEC (pesquisa, organização da informação, construção do produto final). No decorrer destas aulas, os alunos observam o que cada qual faz. Por vezes levantam-se e vão observar o que os outros fazem e por vezes alguns elementos de uns grupos chamam outros para ajudar em determinados pormenores (por exemplo, no glogster, faz-me isto ou aquilo, ou até corrige-me a notícia em inglês para eu publicar no face). Ou seja, os alunos sabem quem é bom nisto ou naquilo e pedem ajuda ou conselhos (pedem para vir aqui ao grupo). Claro que isto também traz alguma agitação à turma, o que, geralmente não me agrada. Não gosto de olhar para a turma e observar que aquele levanta-se e vai ao grupo tal e depois o outro pede para ir ao grupo tal e ficamos nesta agitação quando há este tipo de trabalho de grupo.

E é talvez este ponto aquele que me leva a refletir sobre o porquê desta situação. Geralmente quando os alunos trabalham em grupo, na parte da matemática, têm uma folha com alguns problemas que têm de resolver e a tarefa consiste em debruçarem-se sobre a sua resolução, pelo que todos sabem o que devem fazer e embora uns tomem a iniciativa de desenharem a estratégia, estão todos (mais ou menos) absorvidos pela tarefa que têm de desempenhar. Quando muito, o trabalho continua noutra aula, sendo que tb há também momentos de discussão de resultados, apresentação, etc.

A diferença, comparando com esta história de aprendizagem,  é a seguinte: o grupo de 4 ou 5 elementos tem em mãos várias tarefas a fazer: neste caso concreto, tinham que elaborar as construções geométricas no geogebra, fazer a pesquisa sobre elementos necessários ao trabalho, gravar no team up, partilhar no face, organizar a informação num produto apresentável, apresentar o trabalho, etc. Isto exigiu que a professora estabelecesse várias fases de consecução do projeto (neste caso era um projeto), em determinadas aulas fizeram isto, noutras aquilo, sendo que, existiram aulas em que tinham que fazer mais do que uma atividade (gravar notícias, partilhar, ...). Exigiu tb que os alunos dividissem ou soubessem gerir as tarefas do grupo. Por exemplo, as gravações semanais do team up, quando as realizavam no final da aula, faziam o seguinte:  alguns dos elementos do grupo escreviam num papel o que era preciso gravar e mandavam outros ler e fazer essa gravação (geriam entre eles, alguns estabeleciam ordem,  já foste tu, agora vais tu ...).

Os aspetos positivos desta organização , prendem-se exatamente com a capacidade de resposta que cada grupo teve que dar para atender às várias atividades propostas. Ainda mais que os grupos não estavam feitos conforme eles queriam (e tinham apenas 2 elementos bons em cada um dos grupos). Pelo que, os melhores alunos não tiveram outro remédio senão convencerem ou "mandarem" os outros resolver esta ou aquela tarefa. De uma forma geral, pareceu-me que quase todos os grupos conseguiram isso, embora eu tenha verificado em determinados momentos de aula e chamado a atenção dos grupos que determinados elementos  não estavam nesse momento a "fazer nada". Sendo que , quando isso acontecia, esses alunos desculpavam-se inventando uma desculpa e tentavam recompor a situação.

Eu verifiquei isto exatamente no início do projeto e nesta última aula. No início do projeto, mais propriamente na aula de escolha dos temas, pedi a cada grupo que pesquisasse uns determinados sites para daí tirarem algumas ideias sobre a escolha deste ou daquele tema proposto. Aquele nº elevado de alunos , todos juntos, a conversarem, sem saberem muito bem se iriam escolher este ou aquele, levou-me a terminar imediatamente a estratégia. Fui eu que decidi o tema, de entre os previstos (escolhi aleatoriamente) e passei a agendar que todos deveriam resolver individualmente ou quando muito a pares os trabalhos que antecediam a fase de organização da informação recolhida. Pelo que, todos fizeram várias construções geométricas (individual), todos fizeram pesquisas (individual ou a pares). Na escolha dos pares, juntavam-se com elementos do seu grupo. A ideia era que todos soubessem ou tivessem conhecimentos sobre aquilo que estavam a fazer, sendo que não poderia permitir que existissem alunos dentro da aula sem fazer nada.

No entanto, existiram tarefas cuja decisão cabia ao grupo e só o grupo poderia resolver: o team up, a partilha, a organização da informação no poster, e ainda a ideia de que estavam a trabalhar para um projeto comum, sendo que cada grupo tinha um determinado tema. Portanto, embora cada qual tivesse que fazer determinadas atividades individuais, sabiam que as estavam a fazer para conseguirem responder à temática do grupo. Para além disso, sabiam quais as etapas que estavam a cumprir e o que faltava fazer. Penso que isto deu resultado.

Nesta última aula, os grupos juntaram-se para organizarem a informação toda  (individual e a pares) para discutirem e decidirem o que iam colocar no poster (que já tinham iniciado, avulso, em aulas anteriores). Para isso distribui uma folha branca a cada grupo e a folha da pesquisa recortada pelas questões e expliquei a cada grupo (agora todos juntos) que deveriam desenhar na folha um esboço do seu poster, escolhendo a informação que deveriam transmitir , pensando no seu tema e considerando o poster como um objeto de aprendizagem. Depois seria organizar tudo no glogster.

Observei que os grupos  não perderam muito tempo a discutir, e resolveram partir para o glogster. No entanto, tb sabiam que tinham de cumprir determinadas tarefas, pelo que tinham de se organizar uma vez que não podiam estar todos amontoados a fazerem o poster, com outras coisas em falta ou por fazer. Portanto, cada grupo chegou à conclusão que tinha q dividir as tarefas: num dos grupos, aqueles que não tinham acabado a pesquisa, foram terminá-la. Em grupos com trabalho mais adiantado, uns ficaram a compor o glogster (um pc aberto no glogster e outro ao lado aberto na pesquisa, sendo que esses alunos iam dizendo põe assim ou assado ou põe isto e depois aquela imagem...). Outros estavam a partilhar no face, escrevendo primeiro em inglês, com ajuda do google tradutor; e outros ou os mesmos (passado algum tempo) escreviam as notícias num papel para as gravarem no team up.

Conclusão, eu que observava e tirava as dúvidas ou ajudava quem me chamava, sabia que aquela agitação (porque não havia outra maneira possível, agora estavam a fazer uma coisa e depois era preciso fazer outra ou ajudar aquele...) portanto eu sabia que estavam a trabalhar para o projeto, mas aquela agitação perturbou-me pq não estou habituada a este tipo de trabalho. No final da aula conversei com o meu colega (que esteve mais na sala ao lado orientando os alunos que para lá se dirigiam para fazerem as gravações no team up) dizendo-lhe como é que eu deveria organizar melhor a turma, pq , a páginas tantas, se eu olhasse bem para a turma, talvez concluísse que , não aguentava nem mais uma aula assim...

No caminho para casa pensei novamente nisto tudo, pq a parte em que todos tinham de trabalhar juntos, com várias tarefas pelo meio, ficava difícil de gerir... deve haver aqui qq coisa (ou muita, não sei) que não estou a saber fazer bem ou então é mesmo assim, não sei... 

Em casa, partilhei as fotos da aula no facebook da turma e observei os comentários que os alunos fizeram no face , e ainda me falta ouvir as gravações no team up. No face do itec coloquei "gosto" nas diferentes participações q fizeram, para os incentivar. Alguns responderam-me agradecendo o "gosto" ou brincando com isso.


Nesta aula, tirei poucas fotos pq não deu tempo (estive muito ocupada a atender os grupos)... mas aqui as fotos q tirei em que apanhei (por acaso)  os alunos nas diferentes atividades do grupo (glogster, face, team up), cuja organização, tal como eu disse,  foi estipulada internamente por eles, sem qq ação da minha parte (conforme referi, apenas orientei quem me chamou, passei por todos os grupos, chamei a atenção os alunos individualmente ou em grupo, etc.)













 

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